sábado, 20 de março de 2010

Preconceito?!!


Preconceito? Polemico!? O que vem a ser de fato esse termo? O seu uso para rotular e fortalecer certas contravenções não vem servir a interesses escusos?

Neste momento de construção da Carta de Direitos Humanos, quando se comemorou 50 anos do estabelecimento da Declaração Universal dos Direitos Humanos não há como evitar certas reflexões.

Não gosto muito de abordar certas questões polêmicas a não ser em espaços de discussão que trarão algum proveito e com pessoas que apreciem o processo democrático tanto quanto eu. Pois alguns há que querem que a democracia funcione a seu favor, mas querem tolher o direito de expressão de quem não lhe agrada ou tem uma fala contrária a sua posição.

Discordar é um direito, lembremos, pois que a ética é um dos componentes do tripé do pensamento. Além disso ao olharmos o berço da democracia nos lembraremos que o consenso, da forma como vem sendo tratado hoje, emburrece e torna impunes os que se põem a tratar o público como ‘o quintal de sua casa’, diminuindo a fiscalização daqueles que por terem sido minoria em determinado momento deveriam se colocar com a função de cobrar que a proposta majoritária fosse executada. O que não ocorre, é óbvio!

Mas, digo assim dessa forma, porque a discussão sobre preconceito hoje tem tomado rumos um tanto perigosos quando se propõe a impedir que as pessoas possam manifestar sua opinião, expressando-a livremente ainda que criem borboletas no estômago de quem diverge ou não está plenamente de acordo. Um discurso precisa sempre ‘mexer’ com quem ouve, precisa causar uma reação. Senão não há sentido. Vejo então, que isso tem sido sintomático de uma sociedade que se perde na falta de espaços de discussão, na construção e consolidação do acesso ao conhecimento de fato, e que ignorantemente tem ignorado sua ignorância (uau, de onde tirei isso? Rs) e dessa forma privando-se do direito de opinar e remetendo-o a um representante qualquer assume o discurso que lhe impõem ou lhe asseguram como sendo o melhor, mais justo e igualitário.

Hipocrisia! Manipulação! Midiatização dos conceitos, distorção pura de quem imbuído de um discurso humanista, democrático, progressista até, deseja no fim das contas lucrar com o cerceamento de opiniões, tirando da sociedade o direito de discutir, de discordar, apenas com o engano de que é por uma luta e uma causa maior ou então, estamos ouvindo os oprimidos e fazendo jus à sua luta. Lutamos sim, mas não queremos um acordo em troca do silêncio, não queremos um conceito ao invés de leis justas que assegurem a liberdade de escolha e de opinião.

Quero terminar deixando uma dica: Livre arbítrio, livre escolha. Anjos e demônios respeitam essa lei, seriam os homens mais poderosos? Estão tentando!

Nenhum comentário:

Postar um comentário