terça-feira, 30 de março de 2010

Educar Cidadãos

Educação: cidadania do povo

No Brasil, parte dos fatores que geram a pobreza de grande parte da população é oriundo da extrema desigualdade legitimada pelo modelo produtivo vigente, redundando, dessa forma na baixa escolaridade das camadas menos favorecidas.

Diante dessa constatação, um processo educacional de qualidade deve ser convertido em prioridade absoluta da nação. Esta exigência deve pautar, necessariamente, uma ação política em amplo sentido, mesmo entendendo que a educação não conseguirá resolver sozinha os problemas sociais do país, mas sem ela não há desenvolvimento. (Paulo Freire, 1987).

Porém, é cada vez mais evidente que a preparação de cidadãos para atuar de forma crítica é a maneira capaz de dotar a juventude de autonomia intelectual, social e política, formando pessoas livres e participativas. O teor intrínseco da educação não pode apenas ser o de transmitir conhecimento e, sim, ensinar a viver com consciência cidadã, na perspectiva de transformar sua realidade caótica, fundada historicamente, por um modelo que privilegia a “coisa econômica”, em detrimento do senso de humanidade. Essa tarefa compete à educação.

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